sábado, 11 de dezembro de 2010

Meu projeto de Webquest

PROJETO WEBQUEST

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

Tema do Projeto: Animais do Bairro
Duração: 3 semanas
Alunos: 2ª série
Conteúdos: Classificação, valorização dos animais.
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental 15 de Novembro

INTRODUÇÃO

O tema do presente estudo desperta o interesse das crianças nesta faixa etária e nada como aproveitar os animais mais próximos para fazer um estudo de qualidade e significativo.
Durante o estudo refletiremos sobre os animais existentes no bairro, reconhecendo que os animais são seres vivos e refletindo sobre as características específicas de cada grupo.Lembrando que:
Os animais vertebrados têm um esqueleto dentro do corpo. Os grupos dos vertebrados se dividem em cinco subgrupos: peixes, anfíbios, aves e mamíferos.
Os invertebrados que tem patas caminham ou saltam. Outros rastejam como lesmas e alguns voam como as abelhas e os besouros.
Animais terrestres: são todos aqueles que vivem e sobrevivem em terra firme.
Animais aquáticos: são aqueles que tem como habitat natural os mares, rios e lagos.
Animais nocivos: são aqueles que nos prejudicam a saúde e transmitem doença.
Animais úteis: são os que tem utilidades para o homem.
Não esqueçam! Devemos sempre respeitar, valorizar e proteger os animais.


TAREFA
Crianças!!!
Após termos realizado o passeio de observação dos animais presentes em nosso bairro, mãos a obra para a realização das atividades.
¨ Faça uma listagem com o nome dos animais que vimos durante o passeio.
¨ Desenhe os animais observados.
¨ Procure em revistas, livros ou jornais figuras com estes animais.
¨ Construa um painel com as figuras encontras.
¨ Pesquise na internet informações sobre estes animais no que se refere: classificação (vertebrados, invertebrados, úteis ou nocivos, terrestre ou aquático), alimentação, reprodução, habitat, utilidade e tempo de vida
¨ Em grupo após a pesquisa pronta, montar um mural sobre estes animais sendo que cada grupo colocara os dados pesquisados sobre um dos animais.
¨ Questões para serem respondidas:
1)Algum destes animais estão em extinção?
2) O que você costuma fazer para proteger estes animais?
3) O que você pensa sobre as atitudes das pessoas quanto aos mal tratos com os animais?

RECURSOS

¨ Formação de grupos (3 alunos)
¨ Buscar nos livros, revistas, jornais figuras de animais.
¨ Painel com figuras.
¨ Construção mural com dados pesquisados.
¨ Pesquisa na internet utilizando sites pré selecionados:
www.psicopedagogiabrasil.com.br
www.qdivertido.com.br
www.webciencia.com
www.mundodosanimais.com
www.google.com
Também poderá ser utilizado outros site de seu conhecimento desde que sejam primeiro visto pelo professor. Outros recursos que são necessários: tesoura, lápis de cor, cartolina, cola, fotografias.
BOM TRABALHO!!!!




AVALIAÇÃO

A avaliação será diária e no decorrer do processo. Serão avaliados as produções individuais ou coletivas.
Participação em todas as tarefas, envolvimento com o tema estudado, espírito de cooperação grupal, realização de todas as atividades propostas, resultado da construção do mural e painel, realização da interação com a internet na busca das informações.




CONCLUSÃO


Por meio das produções tanto coletivas ou individual poderemos saber os conceitos dos alunos em relação o tema estudado e também perceberão a importância dos cuidados e respeito com os animais e a interação com os sites sugeridos em busca de mais conhecimentos sobre o tema em estudo.

CRÉDITOS

BASTOS, F. Construtivismo e ensino de Ciências, In: NARDI, R Questões atuais no Ensino de Ciências, 2001.p.9-25
www.anossaescola.com
www.escolakids.com
www.psicopedagogiabrasil.com.br
www.qdivertido.com.br
www.webciencia.com
www.mundodosanimais.com
www.google.com


AUTORA

Mairi do Prado da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário