domingo, 28 de novembro de 2010

Vínculo afetivo na aprendizagem.

O processo de aprendizagem ocorre em decorrência de interações sucessivas entre as pessoas, a partir de uma relação vincular, é , portanto através do outro que o indivíduo adquire novas formas de pensar e agir e, dessa forma, apropria-se ou constrói novos conhecimentos.
Para aprender necessita-se de dois personagens (ensinante e aprendente) e um vínculo que se estabelece entre ambos, e aprendemos com mais facilidade se adquirirmos confiança em quem nos ensina.
Toda a aprendizagem esta impregnada de afetividade, já que ocorre a partir das interações sociais,num processo vincular. Na escola preferencialmente, a trama que se tece entre alunos, porfessores, conteúdo escolar, livro, escrita, etc...deve se ter uma base afetiva permeando essas relações. A escola deve conciliar o intelectual e o afetivo pois a alegria na escola depende deste entrelaçamento entre o intelectual e o afetivo.

(Profe Vera e alunos do 1º ano)

Um comentário:

  1. Como se relacionar bem sem afeto? Como se relacionar sem considerar sentimentos, desejos e necessidades de ambos os lados, daquele que educa e daquele que é educado?
    Na verdade é que embora o professor possa ter alto nível de conhecimento de sua matéria, a maneira como ele se relaciona com os seus alunos será a chave do sucesso da boa disciplina, da boa aceitação dos acordos, combinados etambém da construção do conhecimento.

    ResponderExcluir