quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Linda mensagem

Ninguém vive só
A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO
Ninguém vive só...
Mesmo as estrelas do céu vivem juntas;
Mesmo a águas do oceano se espraiam em conjunto;
Mesmo as lágrimas rolam duas a duas, não raro acompanhadas de um sorriso.
Ninguém vive só...
Mesmo as folhas pequeninas dos arbustos dormem juntas;
E os pássaros cortam seus ares em revoada.
Ninguém vive só...
Mesmo as pedras, procurando caminho, porque o caminho não é deserto
Mas transitado pelos homens;
Mesmo as flores procuram jardins, porque os jardins são visitados.
Ninguém vive só...
E nesta grande harmonia de conjunto, nesta constante busca do outro;
Neste irresistível poema de sociabilidade;
Nos situamos como gente.
Ninguém vive só...
Situar-se como gente é abandonar a idéia do EU;
A atitude do egoísmo para aderir ao NÓS, EU, VOCÊ, TODOS NÓS;
Abertos, confiantes, construtivos, comunitários, sociais.
POR ISSO VOCÊ É IMPORTANTE NO NOSSO CONJUNTO!
Por isso foi e será tão importante sua amizade, sua colaboração neste
NOSSO TRABALHO INTEGRADO.
(autor desconhecido )

Video legal para trabalhar a AMIZADE

www.youtube.com

sábado, 11 de dezembro de 2010

Meu projeto de Webquest

PROJETO WEBQUEST

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

Tema do Projeto: Animais do Bairro
Duração: 3 semanas
Alunos: 2ª série
Conteúdos: Classificação, valorização dos animais.
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental 15 de Novembro

INTRODUÇÃO

O tema do presente estudo desperta o interesse das crianças nesta faixa etária e nada como aproveitar os animais mais próximos para fazer um estudo de qualidade e significativo.
Durante o estudo refletiremos sobre os animais existentes no bairro, reconhecendo que os animais são seres vivos e refletindo sobre as características específicas de cada grupo.Lembrando que:
Os animais vertebrados têm um esqueleto dentro do corpo. Os grupos dos vertebrados se dividem em cinco subgrupos: peixes, anfíbios, aves e mamíferos.
Os invertebrados que tem patas caminham ou saltam. Outros rastejam como lesmas e alguns voam como as abelhas e os besouros.
Animais terrestres: são todos aqueles que vivem e sobrevivem em terra firme.
Animais aquáticos: são aqueles que tem como habitat natural os mares, rios e lagos.
Animais nocivos: são aqueles que nos prejudicam a saúde e transmitem doença.
Animais úteis: são os que tem utilidades para o homem.
Não esqueçam! Devemos sempre respeitar, valorizar e proteger os animais.


TAREFA
Crianças!!!
Após termos realizado o passeio de observação dos animais presentes em nosso bairro, mãos a obra para a realização das atividades.
¨ Faça uma listagem com o nome dos animais que vimos durante o passeio.
¨ Desenhe os animais observados.
¨ Procure em revistas, livros ou jornais figuras com estes animais.
¨ Construa um painel com as figuras encontras.
¨ Pesquise na internet informações sobre estes animais no que se refere: classificação (vertebrados, invertebrados, úteis ou nocivos, terrestre ou aquático), alimentação, reprodução, habitat, utilidade e tempo de vida
¨ Em grupo após a pesquisa pronta, montar um mural sobre estes animais sendo que cada grupo colocara os dados pesquisados sobre um dos animais.
¨ Questões para serem respondidas:
1)Algum destes animais estão em extinção?
2) O que você costuma fazer para proteger estes animais?
3) O que você pensa sobre as atitudes das pessoas quanto aos mal tratos com os animais?

RECURSOS

¨ Formação de grupos (3 alunos)
¨ Buscar nos livros, revistas, jornais figuras de animais.
¨ Painel com figuras.
¨ Construção mural com dados pesquisados.
¨ Pesquisa na internet utilizando sites pré selecionados:
www.psicopedagogiabrasil.com.br
www.qdivertido.com.br
www.webciencia.com
www.mundodosanimais.com
www.google.com
Também poderá ser utilizado outros site de seu conhecimento desde que sejam primeiro visto pelo professor. Outros recursos que são necessários: tesoura, lápis de cor, cartolina, cola, fotografias.
BOM TRABALHO!!!!




AVALIAÇÃO

A avaliação será diária e no decorrer do processo. Serão avaliados as produções individuais ou coletivas.
Participação em todas as tarefas, envolvimento com o tema estudado, espírito de cooperação grupal, realização de todas as atividades propostas, resultado da construção do mural e painel, realização da interação com a internet na busca das informações.




CONCLUSÃO


Por meio das produções tanto coletivas ou individual poderemos saber os conceitos dos alunos em relação o tema estudado e também perceberão a importância dos cuidados e respeito com os animais e a interação com os sites sugeridos em busca de mais conhecimentos sobre o tema em estudo.

CRÉDITOS

BASTOS, F. Construtivismo e ensino de Ciências, In: NARDI, R Questões atuais no Ensino de Ciências, 2001.p.9-25
www.anossaescola.com
www.escolakids.com
www.psicopedagogiabrasil.com.br
www.qdivertido.com.br
www.webciencia.com
www.mundodosanimais.com
www.google.com


AUTORA

Mairi do Prado da Silva

sábado, 4 de dezembro de 2010

Copiei da net.......

Leitura de fruição: O pinheirinho do Natal.


Quando o menino Jesus nasceu , todas as pessoas ficaram contentes, crianças, homens e mulheres vinham vê-lo trazendo presentes pobres e ricos.

Perto do estábulo onde dormia o menino Jesus, num berço de palha, havia

três árvores : uma palmeira, uma oliveira e um pinheiro.

Vendo aquela gente que ia e voltava , passeando embaixo de seus galhos, as três árvores quiseram também dar alguma coisa ao menino Jesus.

_Eu vou dar a minha palma maior e a mais bela para que ela abene docemento o bebê, disse a palmeira.

-Eu vou apertar minhas olivas, o óleo servirá para amaciar os seus pézinhos , disse a oliveira.

-E eu? que posso dar, perguntou o pinheirinho.

-Você? responderam as outras; você não tem nada para dar, suas agulhinhas pontudas poderiam picar o menino Jesus .

O pobre pinheirinho sentiu-se muito infeliz e respondeu tristemente:

-É mesmo ; vocês tem razão não tenho nada para oferecer.

Um anjo que estava ali perto escutou a conversa e teve pena do pinheirinho, tão humilde, tão triste, que nada podia fazer porque nada possuía.

O lindo anjinho olhou para o alto e chamou as estrelas do céu.

No mesmo instante, elas desceram com boa vontade e foram colocar-se

sobre os ramos do modesto pinheirinho, que ficou todo iluminado!

Lá no bercinho, dentro do estábulo , os olhos do menino Jesus brilhavam ao verem aquela árvore tão linda !

É por isso que as pessoas , até hoje , enfeitam com luzes o pinheiro

na véspera do Natal.

(Professores Solidários)

Leitura de Fruição, O pinheirinho do Natal, Contos Natalinos.