domingo, 28 de novembro de 2010

Vídeo: Boa convivência na Escola





Fonte: www.youtube.com

Vínculo afetivo na aprendizagem.

O processo de aprendizagem ocorre em decorrência de interações sucessivas entre as pessoas, a partir de uma relação vincular, é , portanto através do outro que o indivíduo adquire novas formas de pensar e agir e, dessa forma, apropria-se ou constrói novos conhecimentos.
Para aprender necessita-se de dois personagens (ensinante e aprendente) e um vínculo que se estabelece entre ambos, e aprendemos com mais facilidade se adquirirmos confiança em quem nos ensina.
Toda a aprendizagem esta impregnada de afetividade, já que ocorre a partir das interações sociais,num processo vincular. Na escola preferencialmente, a trama que se tece entre alunos, porfessores, conteúdo escolar, livro, escrita, etc...deve se ter uma base afetiva permeando essas relações. A escola deve conciliar o intelectual e o afetivo pois a alegria na escola depende deste entrelaçamento entre o intelectual e o afetivo.

(Profe Vera e alunos do 1º ano)

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Oficinas pedagógicas

Oficia de montagem com pecinhas
Jogos e quebra cabeça
Jogos de montar
Culinária

Quebra cabeça
Bocão do palhaço

Escola Municipal 15 de Novembro.

UM POUCO DA HISTÓRIA DA ESCOLA ONDE TRABALHO
A escola Municipal de Ensino Fundamental 15 de Novembro teve inicio no ano de 1942, próximo a data da Proclamação da República, entre o Km 3 e a Linha 5 e foi fundada pela Igreja Protestante Luterana a primeira Escola nesta localidade, a qual foi denominada Escola 15 de Novembro.Na época, era Particular subvencionada, ou seja, a Prefeitura dava uma subvenção (ajuda financeira) e o Pastor Guilherme F. C. Doege “lecionava”, inclusive aulas em alemão.
Esta primeira Escola era uma casinhola de madeira. Não era pintada, mas o interior da mesma era muito branco. Tudo era muito limpo: paredes, assoalho e classes (p/ três alunos). Tinha uma escada, uma janela na frente, outra de um lado e três do outro (janela de vidro)., coberta de tabuinhas. Enfim, era muito simples, mas muito aconchegante. Os alunos ajudavam na limpeza. Para deixar branco, usavam cinza e palha.
Mais tarde, construíram outra Escola maior. De madeira, pintada de amarelo. As janelas eram grandes (de vidro), pintadas de azul e era coberta de telha.
No ano de 1948, próximo a data da Proclamação da República e também, próximo a primeira Escola, foi construída esta segunda, a qual passou a chamar-se “Escola Municipal 15 de Novembro”.
Mais tarde, com a resolução 111/74/CEE passou a chamar-se Escola Municipal de 1º Grau Incompleto 15 de Novembro.
Com as mudanças legais em 1991 passou a chamar-se Escola Municipal de Ensino Fundamental 15 de Novembro e em 1999 passou atender alunos até a 5ª série quando esta foi regulamentada. Em 1995 foi regulamentada a Educação Infantil para atender crianças de jardim e pré-escola.
Em 2006 foi implantado o Ensino Fundamental de 09 anos de duração, concomitante com o ensino Fundamental de 08 anos até que este vá se extinguindo. Esta implantação foi em decorrência das mudanças nas legislações vigentes as quais vieram possibilitar que os alunos estejam na escola mais cedo qualificando assim, o processo de ensino e aprendizagem. A referida implantação ocorreu em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino do município e exigiu que toda comunidade educativa fizesse estudos, debates sobre o assunto.
Da casinhola simples de madeira à escola atual com estrutura física mais adequada houve a necessidade de uma nova localização e ampliação a fim de atender melhor a comunidade educativa abrangente, facilitando o acesso, permanência e a qualificação do ensino. No que diz respeito à função social da escola, ainda hoje é concebido como um espaço prioritário ao assistencialismo. (bolsa escola, projetos sociais,...), muitas vezes obrigatório e pouco se evidenciam mudanças sociais.